Conheça o suíço que criou um e-commerce de moda diferente no Brasil

Dominique Oliver, 35 anos, é suíço, mas começou sua carreira nos EUA – ele trabalhou em bancos de investimentos em Nova York por mais de cinco anos. Nessa época, teve contato com várias empresas, entre elas varejistas e marcas de roupa. Encantou-se pelo que aprendeu e decidiu empreender nestes setores. Mas não no mercado americano. Oliver veio para o Brasil. Aqui, abriu a Amaro, e-commerce de moda feminina que aposta em lojas híbridas, onde os clientes podem provar as peças, mas fecham a compra pela internet.

Oliver afirma que sempre quis abrir o próprio negócio. “Depois de um tempo que você trabalha em um banco, você percebe que não está construindo nada”, diz o empreendedor. Sentindo que queria trabalhar com o lado criativo de um negócio, ele saiu do emprego e decidiu investir em uma marca própria. E em São Paulo.

O suíço escolheu o país tropical porque queria ter experiência com um país emergente e achou que aqui teria mais oportunidades. “O mercado aqui é muito grande e dá para inovar bastante”, afirma. Outro motivo que trouxe Oliver para o país foi o lado cultural. “Ao mesmo tempo em que o Brasil tem costumes ocidentais, as pessoas aqui têm um calor diferente”, diz. Segundo ele, foi muito fácil se adaptar e aprender a língua por conta disso, diferente do que aconteceria em outras nações emergentes, como China e Índia.

Da ideia à inauguração da Amaro, foram nove meses. Do total, Oliver levou quatro apenas para a montagem do plano de negócios. Durante a preparação da empresa, contou com a ajuda de pessoas do mercado brasileiro e internacional. Depois disso, buscou sócios que pudessem ajudá-lo no seu projeto. Os escolhidos foram Lodovico Brioschi, diretor financeiro e de operações, e Roberto Thiele, diretor técnico. Os três são co-fundadores e estruturaram o negócio como um todo.

Oliver afirma que a maior dificuldade que ele teve no processo foi ter uma ideia inovadora. Além disso, teve de analisar riscos e a concorrência que enfrentaria. “No início, não ficou claro se o modelo ia dar certo”, reconhece o empreendedor.

A Amaro produz, vende e, no caso do e-commerce, entrega todos os seus produtos. Segundo Oliver, esse controle tornou os processos da empresa mais enxutos e rápidos. A empresa, inclusive, autointitula-se uma marca de moda e tecnologia. “A moda é um dos segmentos mais tecnológicos que existem”, diz Oliver.

As vendas no site são feitas para todo o Brasil desde o primeiro dia de operação do negócio. Mas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte, a Amaro abriu as chamadas “guide shops”. São 16 lojas no total. Elas têm todas as peças, provadores e vendedores encontrados em lojas tradicionais. Mas o produto não é entregue na hora.

Depois que escolhe a peça, o consumidor é levado pelos vendedores até computadores. Neles, ele faz a compra, como num e-commerce. Depois, o consumidor insere seu endereço e escolhe as opções de frete. Uma delas permite que o produto seja entregue até às 22h do mesmo dia ou do próximo dia útil em São Paulo capital. A Amaro garante que a entrega é feita nesse prazo. A empresa não abre seu faturamento, mas afirma que está crescendo e que vai abrir outra “guide shop” em agosto deste ano e outra em 2020.

Por: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Link original: https://revistapegn.globo.com/amp/Banco-de-ideias/Moda/noticia/2019/06/conheca-o-suico-que-criou-um-e-commerce-de-moda-diferente-no-brasil.html

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