Empresa canadense lança tênis 100% biodegradável

Seu tênis furou, a sola está muito gasta e não há mais como usá-lo. O que você faz? Joga no lixo? Mas e a cola com base de petróleo? O plástico presente nos tecidos? Detalhes como estes costumam aumentar a pegada de carbono da maior parte dos calçados e, mais recentemente, estimular empresas a buscar soluções sustentáveis para o produto. Entre elas está a Native Shoes que acaba de colocar no mercado um tênis 100% biodegradável. Quer descartá-lo? Basta jogá-lo em uma composteira e esperar 45 dias, sem nenhum peso na consciência.

O “Plant Shoe” (ou tênis planta) é feito exclusivamente com produtos de matéria prima vegetal. Assim, para a parte interna usa-se polpa de eucalipto. A espuma sintética, presente na palmilha, é substituída por uma espécie de feltro que combina cânhamo e milho. A parte externa é composta de algodão de malha orgânica. Os detalhes mais firmes, como a ponta e a língua, são de cascas de abacaxi, a sola usa uma borracha fabricada pela francesa Reltex, feita a partir de seiva de seringueira.

Já para unir todas as partes do calçado sem usar colas que tenham componentes de petróleo, ou origem animal, a Native optou por costurar os tênis em suas fábricas em Portugal, com uma juta trançada de origem local, que é embebida em azeite para ganhar mais flexibilidade.

“Não há nada de incrivelmente novo nos materiais, mas é muito novo como conseguimos colocá-los todos juntos e encontrar soluções para todo o processo de fabricação”, explica Mike Belgue, diretor criativo da marca, em entrevista para a Fast Company. O processo de desenvolvimento começou em 2017 e o resultado custa ao consumidor final US$ 200.

Além da Native Shoes, outras empresas de calçados tem investido em soluções que ao menos reduzem o impacto de seu produto no meio ambiente. A Everlane, por exemplo, recicla garrafas plásticas para fazer seus tênis, a Allbirds usa fibras de eucalipto e cana-de-açúcar nos seus modelos de corrida e um novo sapato conceito da Adidas pode ser triturado e reciclado, dando origem a um tênis totalmente novo.

Por: Época Negócios

Link original: https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2019/06/empresa-canadense-lanca-tenis-100-biodegradavel.html

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *