Liderança ambidestra é a chave para inovação e gestão de equipes a distância

 

O isolamento social como forma de prevenir o avanço do Covid-19 tirou da gaveta o plano de inovação de muitas empresas. Afinal, existe a falsa premissa de que para criar algo novo é preciso abandonar o passado.

Mas, as empresas ambidestras surgiram para mostrar que é possível combinar processos e resultados do dia a dia, com a implementação de projetos de inovação, de forma simultânea.

O responsável por essa transformação dentro das empresas é o líder ambidestro, capaz de trabalhar de forma híbrida e conduzir equipes criativas e colaborativas, mas também focadas em processos, eficiência e aprimoramento das entregas.

Esta habilidade se tornou ainda mais necessária com a maioria das empresas trabalhando de forma remota, deixando claro que a capacitação da liderança é um dos pilares da cultura da inovação nas organizações.

Questões que antes eram resolvidas presencialmente, com a adoção do Home Office, passaram a emergir como fundamentais para a manutenção do ambiente de confiança, em busca de resultados. Confira, a seguir, as habilidades exigidas dessa liderança:

  1. Mindset Colaborativo: crie um ambiente de confiança tirando a perspectiva de competição entre os pares;
  2. Comunicação Assertiva: explique para o colaborador o que é esperado dele e como a sua produtividade será mensurada;
  3. Planejamento: estabeleça prioridades, defina cenários, prazos e a comunicação com as pessoas envolvidas nos projetos;
  4. Tecnologias e Ferramentas: defina quais ferramentas de gestão de projeto, armazenamento de arquivos e canal de comunicação serão utilizados para padronizar o uso pela equipe;
  5. Reunião on-line em grupo: as videoconferências são o ponto de ligação entre os colaboradores, mas precisa estar na agenda, ter pauta e horário para que não seja improdutiva;
  6. Engajar equipes remotas: faça reuniões curtas para falar sobre amenidades e trazer o sentimento de pertencimento mesmo a distância.

E não se esqueça: a chave da liderança ambidestra é a confiança.

 

Fonte: hsm.com.br

Link original: https://www.hsm.com.br/lideranca-ambidestra-e-a-chave-para-inovacao-e-gestao-de-equipes-a-distancia/

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *